Em 2025, estivemos envolvidos na realização do filme MULHERES DO RIBEIRA, um documentário que atravessa as estradas dos Vale do Ribeira, em paralelo a história das mulheres admiráveis que ali habitam. O filme aborda a tradição oral, lendas femininas e as experiências reais de quem constrói, planta, cura, transforma comunidades e que preservam saberes ancestrais e modos de vida profundamente ligados à natureza.
Entre elas, estão o trabalho em cerâmica artesanal de Diná Looze e Jaque Looze, os benzimentos e garrafadas de Dona Ana Rodrigues Freitas, a caçadora de cogumelos e bioconstrução Cristiane de Oliveira Rafael e a atriz Kizie de Paula Aguiar como "A Mulher de Branco"
A ficha técnica do filme contou com: Roteiro e Direção de Letícia Tonon, produção de Marta Bellão e Fabrício Clemente, Atriz: Kizie de Paula Aguiar, Fotografia: Gabriel Galvani e Lucas Vega, Som Direto: Gabriel Rais, Montagem: Letícia Tonon, Produção Executiva: Marta Bellão, Direção de Produção: Fabrício Clemente, Assistente de Produção: Rafael Sanches, Produção de Set: Wagner Tonin, Direção de Arte: Letícia Tonon, Figurinista: Lenita Tonon, Styling: Gikita LaNegrita, Assistente de Direção: Rebeca Ribeiro, Assistente de Montagem: Gabriel Galvani, Edição de Som: Gabriel Rais, Coloração: Denis Augusto, Produção: MaBê Cultural, Coprodução: Ateliê Pé Vermelho, Making Of e Still: Tobias Rodil, Design: Jonathan Vizentino, Motorista: Wanderlei Barbosa, Figurantes: Aparecido Mendes, Bianca Mendes, Henrique Rodrigues, Lenita Tonon, Marli Mendes, Marta Bellão e Rebeca Ribeiro.
O trabalho foi contemplado pelo PROAC – Edital Fomento CultSP – Produção e Lançamento de Curta-Metragem. O projeto também foi selecionado para a Residência Pontos MIS, realizada nos meses de julho e agosto de 2025, e contou com master class ministradas por profissionais do cinema, voltadas à realização da obra.
O projeto realizou uma mostra de trabalho em processo (WIP), destinada a integrantes do projeto, participantes, convidados especiais e representantes da comunidade, com o objetivo de compartilhar etapas do desenvolvimento da obra e promover escuta e troca de percepções.
MULHERES DO RIBEIRA é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, realizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O projeto também teve apoio da Residência Pontos MIS, que aconteceu em São Paulo, em julho e agosto de 2025.






.jpg)


Nenhum comentário:
Postar um comentário